estratégias-marketing-pokemon-go

Pokémon go como estratégia de marketing

Publicado em Categoria: Marketing
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

O Pokémon Go virou febre mundial, mas no Brasil o app será lançado apenas no dia 21 de julho. O jogou causou grande impacto na rotina dos jogadores, sendo uma importante ferramenta de marketing que relaciona o meio on-line e o off-line. Para isto, selecionamos algumas dicas para aumentar a visibilidade da sua marca usando o jogo como estratégia de marketing. Vamos conferir?

O que é o Pokémon Go?marketing-santa-catarina

É um jogo gratuito de realidade aumentada (mídia que mistura o real com o virtual) lançado pela Niantic, seu sucesso é devido a interatividade que ele provoca do jogador com os lugares que ele frequenta. Com a câmera e o GPS ligados, o jogador realiza trajetos com o objetivo de localizar e capturar os pokémons que estão espalhados pela cidade com tela do aplicativo.

Existem dois tipos de locais que os jogadores precisam frequentar fisicamente para cumprir as missões do jogo:


Pokéstop
: local para receber itens do jogo gratuitamente.
Gym: local que ocorrem as batalhas de Pokémons. No jogo existem três times, representados pelas cores amarelo, azul e vermelho.

Ou seja, se seu estabelecimento estiver próximo a uma destas áreas, há grande chance de você se beneficiar com o fluxo de jogadores. Mas caso não esteja, além dos locais determinados pelo jogo, é possível utilizar iscas para atrair pokémons para determinado local por tempo limitado.

 

Como atrair Pókemons para meu estabelecimento?lure-pokemon

O jogo disponibiliza iscas chamadas de “Lure” responsáveis por atrair um pókemon para o local por até 30 minutos, ainda não há informações do valor de compra que será aplicado aqui no país. Como o prazo em que ele fica no local é curto, você poderá usar as iscas em horários estratégicos de baixo movimento em seu estabelecimento, ou ainda, em horários específicos para consumo do seu produto, como casos de restaurantes em horário próximo ao almoço/jantar. Realize um planejamento para identificar o momento ideal para realizar a ação, engaje sua equipe para que todos estejam cientes de como será a operação, não esqueça de divulgar em suas redes sociais com antecedência para garantir o sucesso desta campanha. Para garantir a permanência destes clientes por mais tempo você poderá disponibilizar locais para carregar os celulares e wifi gratuito.

Quer conquistar estes clientes? Lance ou mude em seu cardápio os produtos para nomes relacionados ao jogo e conquiste ainda mais a atenção destes clientes.

 

Engaje seus seguidores com publicações sobre o Pokémon Go

estratégia-marketing

Se você não quer atrair pokémons mas quer interagir com estes jogadores, você poderá fazer como o National Mall and Memorial Parks que localizou um pokémon no museu e publicou uma “pokeselfie” de um de seus funcionários com ele para fazer uma brincadeira com seus seguidores.

Você poderá publicar também dicas de como capturar algum pokémon raro que você tenha visto em determinado local, ou ainda, se a publicação tiver bom engajamento, aproveite para fazer uma promoção oferecendo alguma vantagem para quem conseguiu capturar este pokémon.

Mas caso estas dicas não estejam dentro de seu orçamento, você poderá simplesmente criar uma arte que relacione seu negócio com o jogo para promover uma brincadeira com seus seguidores e quem sabe viralizar seu post.

 

 

Inspire-se nestes cases e abuse de sua criatividade!

marketing-santa-catarina

A pizzaria L’inizio em Nova York investiu apenas US$ 10 em iscas para atrair 12 personagens do Pokémon para o local, com a ação as vendas saltaram 75% .

 

 

pokemon-go-estratégia

 

 

 

Uma rede de lojas de supermercados criou promoções de cupom de desconto para clientes que capturaram determinado personagem no local.

 

 

 

pokemon-go

 

 

 

 

 

A página do Cemitério Jardim da Ressurreição é famosa por seus virais e saiu mais uma vez à frente de seus concorrentes publicando um post com uma imagem de um pokémon como uma de suas lápides. Uma publicação simples que gerou grande engajamento.

 

 

 

 

pokemon-go

 

 

 

Enquanto o jogo não é lançado no Brasil, entrei na brincadeira e publiquei em uma das contas que administro uma montagem sobre ele. Para promover as aulas de pole dance do studio Aero Divas, inseri um pokémon no local com a visão do jogador.

 

 

 

 

Quer melhorar o marketing de sua empresa? Conheça nossas soluções e tire suas dúvidas com a gente!

Pós Graduada em Comunicação e Marketing Digital pela Estácio de Sá, Bacharel em Administração e Graduanda em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Centro Universitário Municipal de São José (USJ).

One thought on “Pokémon go como estratégia de marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *