lançamento-spacex

No último domingo aconteceu o tão aguardado lançamento da nave Crew Dragon pela SpaceX. O evento adiado anteriormente por questões meteorológicas gerou muita expectativa, sendo um dos assuntos mais comentados na web. Esse momento histórico nos permite ter várias lições sobre o Marketing, vamos conferir e saber como aplicá-las?

1 – Pioneirismo gera interesse:

Foi a primeira vez que uma empresa privada foi responsável por construir e enviar humanos para o espaço, o que gerou um interesse ainda maior pelo lançamento. Podemos observar que o que é novo ou tem uma inovação envolvida gera curiosidade e atrai mais atenção.

lançamento-spacex
Fonte: Google imagens.

2 – Determinar um objetivo:

Para obter sucesso é necessário ter um objetivo determinado, assim todos os esforços estarão voltados para a mesma direção. No lançamento da SpaceX o objetivo foi a validação das tecnologias desenvolvidas para certificar que a nave espacial tem a capacidade de transportar humanos, com essa missão espera-se que futuramente seja possível enviar pessoas para Marte através do projeto Starship.

3 – Testar é necessário:

O lançamento final só ocorreu após diversos testes de segurança que foram realizados através da simulação de situações que eles poderão enfrentar para validar a segurança da operação. Dentre eles, houve o de aterrissagem de emergência realizado com manequins para provar que a SpaceX consegue trazer os astronautas em segurança em um cenário de lançamento abortado. O mesmo acontece quando lançamos um produto ou serviço, o teste de mercado é importante para medir a aceitação e a reação do público-alvo. A partir dele é possível fazer os ajustes finais e preparar o produto para o lançamento final.

spacex-lançamento

Fonte: Google imagens.

4 – Estratégia para reduzir custos:

Antes da SpaceX a NASA pagava mais de US$90 milhões à Rússia por astronauta enviado para o espaço, com a tecnologia devolvida na Falcon 9 que reutiliza as aeronaves foi possível reduzir os custos em até 30%. Assim como nas campanhas de Marketing, com estratégia é possível otimizar o orçamento.

5 – Gerar identificação

Os trajes desenvolvidos para os astronautas foram desenhados por Jose Fernandez, Designer de Figurino de Hollywood que trabalhou em filmes das franquias Batman. Segundo uma entrevista realizada por ele à revista Bleep a orientação foi para desenvolver uma roupa que desse a impressão de que quem a estivesse usando parecesse ser um herói, o que inspiraria as crianças a se tornarem astronautas. Além disso, acredita-se que o jogo Mass Effect foi uma das inspirações usadas para o design do capacete por Elon Musk (CEO da SpaceX) ter declarado que jogava esse jogo.
Essa estratégia permite refletir sobre a importância de criar uma conexão da marca com o cliente e com a construção do posicionamento é possível gerar uma maior identificação fortalecendo o envolvimento.

spacex-marketing
Fonte: Google imagens.

6 – Divulgação em multicanais

O lançamento foi transmitido ao vivo por diversos canais de televisão, redes sociais da NASA e da Spacex. Na sua estratégia de Marketing você aposta em quais canais? Amplie os seus horizontes, teste e veja quais são os que mais trazem retorno para o seu negócio.

7 – Marketing de oportunidade
Aproveitando a visibilidade proporcionada pelo evento, os astronautas chegaram ao local de lançamento em um carro da Tesla, também comandada por Musk. Com uma ação foi possível fortalecer o nome das duas marcas, uma grande jogada de Marketing!

marketing-tesla

Fonte: Google imagens.

Vale lembrar que em fevereiro de 2018 a SpaceX enviou um carro da Tesla para o espaço. Para testar a capacidade de voo do foguete Falcon Heavy a empresa aproveitou para fazer uma ação de Marketing e envou um Tesla Roadster com o Starman.

carro-tesla-espaço

Fonte: Google imagens.

Podemos aprender muito sobre Marketing com a Tesla e a SpaceX. As estratégias certas fazem a diferença para a sua empresa! Saiba como podemos te ajudar a obter resultados melhores.